A Importância da Gratidão

Autor(a):

“sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20).

A Bíblia nos instrui claramente que devemos ser gratos ao Senhor por todas as coisas. Embora nossa sociedade dê ênfase especial à gratidão durante esta época do ano, devemos ser gratos a Deus em todos os momentos.

Por que é importante ser grato? A resposta mais simples é que a palavra de Deus nos instrui a sermos gratos. Portanto, é importante obedecer a esta instrução. No entanto, há muito mais envolvido em nossa necessidade de ser grato do que apenas isso. As Escrituras dão outras razões pelas quais a gratidão é importante. Vamos considerar algumas delas aqui.

A Gratidão Reconhece a Bondade da Criação de Deus

Sabemos que “pela palavra do Senhor foram feitos os céus” (Salmo 33:6), e que tudo o que Ele criou era “muito bom” (Gênesis 1:31). Portanto, todas as bênçãos físicas que temos para desfrutar nesta vida podem ser atribuídas a Ele. Paulo escreveu: “Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado se for recebido com gratidão” (1 Timóteo 4:4).

No contexto, Paulo estava falando sobre aqueles que erroneamente proibiam comer certos alimentos que Deus criou para nós desfrutarmos. Mas seu ponto subjacente era que, porque a criação de Deus é boa e útil para nós, devemos responder com gratidão.

A Gratidão Reconhece a Graça de Deus

As Escrituras ensinam claramente que somos salvos pela graça (Efésios 2:8), embora esta não seja uma graça incondicional como muitos no mundo denominacional supõem. Há certas coisas que devemos fazer para sermos salvos (Marcos 16:16; Atos 2:38; Romanos 10:9-10; 1 Pedro 3:21). Mas a salvação é um dom (graça) porque é algo que não podemos comprar (Romanos 6:23).

Ao discutir a importância do nosso serviço a Deus, Jesus usou uma ilustração que seria familiar ao seu público – a relação entre um senhor e um escravo: “Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?” (Lucas 17:9). Seu ponto era que o mestre normalmente não agradeceria ao servo por fazer o que deveria ser esperado (como nossa obediência a Deus é esperada). No entanto, certamente devemos dar graças a Deus por nossa salvação (1 Coríntios 15:57; Colossenses 1:12). Por quê? É porque a salvação não é devida a nós, mas é imerecida.

A Gratidão Está Ligada ao Nosso Agir de Acordo Com a Autoridade Divina

É importante que nos lembremos da necessidade da autoridade bíblica em tudo o que fazemos em nosso serviço a Deus. No entanto, Paulo conectou gratidão com isso em sua carta à igreja em Colossos: “Tudo o que fizerem em palavras ou ações, façam todo o nome do Senhor Jesus, dando graças por meio dele a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

Fazer as coisas de acordo com as instruções de Deus, em vez de agir ilegalmente, é necessário para ser salvo (Mateus 7:21-23). Mas quando agimos de acordo com Sua autoridade, ainda devemos demonstrar uma atitude de gratidão. Isso está ligado ao ponto anterior sobre a graça. Embora possamos obedecer ao Senhor e fazer todas as coisas de acordo com Sua autoridade, nunca mereceremos as coisas que nos foram concedidas por Sua graça. Portanto, embora devamos “fazer tudo em nome do Senhor”, devemos continuar a dar graças a Ele também.

A Gratidão é Necessária Para Ter a Paz de Deus

Paulo disse aos irmãos em Filipos que eles precisavam oferecer orações a Deus com gratidão. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, façam com que seus pedidos sejam conhecidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Fazemos nossos pedidos a Deus em oração, mas a paz de Deus só virá quando os pedidos forem acompanhados de ações de graças. Por quê? Com ações de graças, reconhecemos tudo o que Deus fez e somos lembrados da certeza de que Deus nunca abandonará Seu povo, mas que recompensará os fiéis no final, não importa o que possa acontecer nesse meio tempo (Apocalipse 2:10).

A Gratidão é Necessária Para Servir a Deus de Forma Aceitável

O escritor hebreu explicou a importância da gratidão em relação ao nosso serviço a Deus. “Portanto, uma vez que recebemos um reino que não pode ser abalado, mostremos gratidão, pelo qual possamos oferecer a Deus um serviço aceitável com reverência e temor” (Hebreus 12:28). O Senhor é nosso Rei e devemos servi-Lo. No entanto, o serviço não deve ser compulsório, como se Ele estivesse nos forçando a obedecê-lo contra nossa vontade.

A pregação do evangelho é feita por persuasão (2 Coríntios 5:11), não por coerção. Também não devemos servir ao Senhor de má vontade simplesmente porque os outros esperam que O sirvamos. Devemos servi-Lo voluntariamente. Isso vem de um coração agradecido, entendendo o que Deus fez por nós. “Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Conclusão

Deus fez tanto por nós – tanto em nossa vida física quanto espiritual – pelo qual podemos ser gratos. Não deixemos de lado nada do que Ele fez, mas expressemos nossa gratidão – em nossas orações, nosso discurso e nossas ações – em todos os momentos do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *