O Melhor Conselheiro de um Jovem

Autor(a):

Texto: Provérbios
1:1-19

Introdução: Esta
passagem contém a introdução geral ao livro de Provérbios. Ela se divide em
três partes – uma declaração do propósito do livro (versos 1-6); um resumo de
seus princípios fundamentais e dos ensinamentos que os homens devem ouvir (versos
7-9); e uma afirmação antitética das vozes às quais deveriam ser surdos (versos
10-19).

I. Afirma-se que o
objetivo do livro é duplo
– capacitar os homens, especialmente os jovens, a
‘conhecer a sabedoria’ e ajudá-los a ‘discernir as palavras do entendimento’;
isto é, familiarizar-se, pelo estudo do livro, com as características dos
ensinamentos sábios, para que não haja confusão de palavras sedutoras de
loucura com estas. Esses dois objetivos são ampliados nos versículos restantes,
sendo o último retomado no versículo 6, enquanto o primeiro ocupa os outros
versículos.

Notamos quão enfaticamente o campo em que essa sabedoria
deve ser exercida é declarado como sendo a conduta moral da vida. “Retidão, justiça e equidade” são
‘sábias ações’, e o objetivo da verdadeira sabedoria é praticá-los. O horizonte
mais amplo da ciência moderna e da especulação inclui muito da noção de
sabedoria que não tem relação com a conduta. Mas o progresso intelectual (e
presunção) de hoje não será pior para o lembrete de que um homem pode assimilar
conhecimento até que seja ignorante, e que, por mais enriquecido com ciência e
filosofia, se ele não praticar a justiça, ele é um tolo.

Notamos também o
destino especial do livro
– para os jovens. A juventude, por causa do
sangue quente e da inexperiência, precisa de remédios portáteis como esses
provérbios, muitos deles a condensação em uma sentença vívida de verdades
mundiais. Há poucos guias melhores para um jovem do que este livro de
sagacidade caseira, que é sabedoria sobre o mundo sem ser maculada pelo tipo
ruim de sabedoria mundana. Mas, infelizmente, aqueles que mais precisam dele
gostam menos dele, e na maioria das vezes temos que redescobrir suas verdades
por nós mesmos por nossa própria experiência, muitas vezes amarga.

Notamos, ainda, a
afirmação clara do modo pelo qual a ‘sabedoria’ incipiente crescerá e da
certeza de seu crescimento se for real.
É o ‘homem sábio’ que ‘crescerá em ciência’,
o ‘homem de entendimento’ que ‘chega a bons conselhos’. Os tesouros são jogados
fora sobre aquele que não tem coração para eles. Você pode esbanjar sabedoria
com o ‘tolo’, e ela escorrerá dele como água de uma rocha, não fertilizando
nada e parando fora dele.

A Bíblia não teria suprido todas as nossas necessidades, nem
ido conosco em todas as regiões de nossa experiência, se não tivesse este livro
de bom senso prático e astuto. O cristianismo é a perfeição do bom senso. ‘A
piedade tem a promessa da vida que agora existe.’ A sabedoria da serpente, que
Jesus ordena, não tem nenhum veneno da serpente nela. Não é sinal de
espiritualidade da mente estar acima de tais considerações mundanas como este
livro exorta. Se mantivermos nossas cabeças muito altas para olhar para nossa
estrada e nossos pés, certamente cairemos em um buraco.

II. Os versículos 7-9
podem ser considerados como uma declaração resumida do princípio no qual todo o
livro se baseia e do dever que ele impõe.

O princípio é que a verdadeira sabedoria é baseada na
religião, e o dever é ouvir a instrução dos pais. ‘Filho meu’ é o discurso de um mestre para seus discípulos, ao
invés de um pai para seu filho. A designação característica do Antigo
Testamento de religião como ‘o temor do
Senhor’
corresponde à revelação do Antigo Testamento Dele como o Santo, –
isto é, como Aquele que é infinitamente separado do ser e das limitações da
criatura. Portanto, Ele deve ‘ser reverenciado por todos’ que estariam ‘ao seu
redor’; aquele medo de temor reverente em que nenhum medo servil se mistura, e
que é perfeitamente consistente com aspiração, confiança e amor. O Antigo
Testamento O revela separado dos homens; o Novo Testamento O revela unido aos
homens no homem divino, Cristo Jesus. Portanto, sua tônica é a designação da
religião como ‘o amor de Deus’; mas esse nome não é contradição do anterior,
mas a conclusão dele.

Esse temor é o começo ou a base da sabedoria, porque a
sabedoria é concebida como um dom de Deus, e a maneira mais segura de obtê-la é
‘pedir a Deus’ (Tiago 1.5). Além disso, a religião é o fundamento da sabedoria,
visto que a irreligião é a suprema loucura das criaturas tão dependentes de
Deus e tão famintas por Ele nas profundezas de seu ser, como nós. Em qualquer
direção que um homem ímpio possa ser sábio, na questão mais importante de
todas, suas relações com Deus, ele é imprudente, e o epitáfio para tudo isso é
‘Tolo!’

Além disso, a
religião é a fonte da sabedoria, no sentido da palavra em que este livro a usa
,
uma vez que se abre em princípios de ação, motivos e poderes comunicados, que
levam à apreensão correta e ao cumprimento voluntário dos deveres da vida.
Homens sem Deus podem ser cientistas, filósofos, enciclopédias de conhecimento,
mas por falta de religião, eles erram na direção de suas vidas, e carecem de
sabedoria suficiente para impedi-los de naufragar o navio nas rochas.

O pai israelita foi
ordenado a ensinar a seus filhos a lei do Senhor.
Aqui os filhos são
intimados a ouvir as instruções. A reverência pela sabedoria tradicional era
característica daquele estado da sociedade e, como uma revelação divina estava
no início da história da nação, não era irracional olhar para trás em busca de
luz. Hoje em dia, uma crença ser de nossos pais é com muitas razões para não
torná-la nossa. Mas talvez isso não seja mais racional do que a adesão cega ao
velho com que essa geração emancipada repreende seus predecessores.
Possivelmente existem algumas ‘lâmpadas velhas’ melhores do que as novas agora
apregoadas pelas ruas por tantos vendedores barulhentos. Os jovens de hoje têm
muita necessidade da exortação para ouvir a ‘instrução’ (que significa não
apenas ensinar por palavra, mas disciplina por ato) de seus pais, e a voz mais
suave da mãe falando da lei em acentos de amor. Esses preceitos obedecidos
serão mais belos ornamentos do que colares de joias e coroas de coroa.

III. De um lado do
jovem estão aqueles que lhe indicariam o temor de Jeová; do outro, sussurros
sedutores, tentando-o a pecar.
Essa é a posição em que todos nós estamos.
Não basta ouvir a voz mais nobre. Temos resolutamente que tapar os ouvidos as
mais baixas, que muitas vezes é a mais alta. Ceder facilmente aos persuasivos
incentivos que espalham todos os caminhos, especialmente o dos jovens, é fatal.
Se não podemos dizer ‘não’ à base, não diremos ‘sim’ à voz nobre. Ser fraco é
geralmente ser mau; pois neste mundo os tentadores são mais numerosos, e para os
sentidos e a carne, mais potentes do que aqueles que convidam para o bem.

O exemplo selecionado de tais sedutores não é do tipo que a
maioria de nós está em perigo. Mas os tipos de incentivos oferecidos são em
todos os casos substancialmente os mesmos. ‘Substância preciosa’ de um tipo ou
de outro é pendurada diante de olhos deslumbrados; companheirismo jovial atrai
corações jovens. O certo ou errado da coisa não é mencionado, e mesmo o
assassinato e o roubo são apresentados como uma excitação bastante agradável, e
vale a pena fazer por causa do que se obtém com isso. As consequências
desejáveis ​​são tão certas? Não há chance de ser pego em flagrante e
apedrejado ali mesmo, como um assassino? Os tentadores são discretamente
silenciosos sobre essa possibilidade, como todos os tentadores. O pecado sempre
engana, e suas iscas escondem habilmente o anzol; mas a farpa cruel está lá,
sob a seda alegre e o curativo colorido, e é ela – não a falsa aparência de
comida que atraiu o peixe – é o que gruda na boca sangrenta.

O mestre prossegue,
nos versículos 15 a 19, para suprir a verdade que os tentadores tentaram
ignorar.
Ele o faz em três frases pesadas, que tiram o enfeite da tentação
e mostram sua real feiura. A maneira floreada a que seduzem é uma forma de ‘mal’;
isso deve ser suficiente para resolver a questão. A primeira coisa a perguntar
sobre qualquer curso não é se é agradável ou desagradável, mas é certo ou
errado? O versículo 17 é ambíguo, mas provavelmente a ‘rede’ significa o
discurso dos tentadores nos versos 11 a 14, e o ‘pássaro’ é o jovem que deveria
ser abordado. O sentido será então: ‘Certamente você não é tolo o suficiente
para voar direto para as malhas, e ir com os olhos abertos para um pecado tão
transparente!’

O versículo 18 aponta
para a terrível possibilidade já mencionada, de que os pretensos assassinos
sejam capturados e executados.
Mas sua lição é mais ampla do que aquele
caso, e declara a grande verdade solene de que todo pecado é suicídio. Quem
quebra a lei de Deus se mata.

O que é verdade sobre
a ‘cobiça’, como diz o versículo 19, é verdade sobre todos os tipos de pecado

– que tira a vida daqueles que cedem a ele, mesmo que também encha suas bolsas,
ou de outras maneiras possa gratificar seus desejos. Certamente é tolice seguir
um caminho que, por mais que possa ter sucesso em seus objetivos imediatos,
traz a morte real, pela separação de Deus, junto com ele. Ele não é um homem
muito sábio que amarra seu ouro em volta dele quando o navio afunda. Ele
certamente não está separado de seu tesouro, mas ajuda a afundá-lo. Podemos
obter o que queremos pecando, mas também obtemos o que não queríamos ou
contamos – isto é, a morte eterna. ‘Esse é o jeito deles é a loucura deles’. No
entanto, é estranho dizer que sua posteridade ‘aprova suas palavras’ e segue
suas ações.

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