O Nascimento Virginal de Cristo

Autor(a):

Texto: Mateus
1:18-25

Na época do Natal, ouvimos muitas pessoas falando sobre dar
e receber presentes. Mas você sabia que há um presente que Deus, o Pai
celestial, está dando ao mundo durante esta temporada? É o dom indescritível de
um Salvador, Jesus, o eterno Filho de Deus. Hoje eu gostaria de te perguntar:
Você já recebeu este presente?

Jesus Cristo foi concebido do Espírito Santo e nasceu da
virgem Maria. Durante esta época, a verdadeira igreja celebra o nascimento
desta criança nascida de uma virgem, a quem Deus prometeu mais de setecentos
anos antes através do profeta Isaías, como lemos em Isaías 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se
nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso
Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

As Introduções Sobre
Jesus Nos Evangelhos

Lemos sobre Jesus Cristo nos quatro evangelhos do Novo
Testamento. Em suas narrativas de seu nascimento, Mateus e Lucas o chamam de
Salvador nascido da virgem, o Senhor Jesus Cristo, o Santo, o Filho do
Altíssimo, o Filho de Deus e Emanuel, que significa “Deus conosco”. Marcos não nos dá um relato do nascimento de
Cristo, mas o apresenta como Jesus Cristo, o Filho de Deus.

E João? Como Marcos, ele não registra a história do
nascimento de Cristo. Mas no primeiro capítulo de seu evangelho, o apóstolo
João apresenta Jesus Cristo. Ele começa com estas palavras: “No princípio era o Verbo…”. Com essa
afirmação, João está nos dizendo que Jesus Cristo é eterno, de acordo com J. I.
Packer em seu livro Conhecendo a Deus. Quando outras coisas começaram, Cristo
era. Ele era desde toda a eternidade e ele é por toda a eternidade.

Então João continua, “e
o Verbo estava com Deus…”.
Isso fala sobre a personalidade de Jesus
Cristo. Esta Palavra é um ser pessoal, uma personalidade eterna, distinta do
Deus Pai e ainda eternamente em comunhão com Ele. Então João diz: “e o Verbo era Deus”. Isso fala sobre a
divindade desta Palavra. Ele é Deus e, no entanto, é pessoalmente distinto do
Pai.

No versículo 3 lemos: “Por
meio dele foram feitas todas as coisas; sem ele nada do que foi feito se fez”.
João
está nos dizendo que a Palavra é o Criador de todas as coisas, visíveis e
invisíveis. Cristo criou tudo para o Pai, mas ele mesmo não fazia parte da
criação. Então nos é dito no versículo 4: “Nele
estava a vida”,
e por isso João está novamente afirmando que a origem de
toda a vida – angélica, humana, animal, vegetal – está em Jesus Cristo. Além
disso, ele está dizendo que toda a vida que existe hoje o faz porque é
sustentada por Jesus Cristo.

Em João 1:4 lemos: “Nele
estava a vida, e essa vida era a luz dos homens”.
Não só Jesus é o autor de
toda a vida, mas ele também é o autor de toda a verdadeira revelação. O
conhecimento de Deus vem a nós somente através de Jesus Cristo. Não há outra
maneira de alguém conhecer a Deus a não ser por meio dele.

No versículo 14, João nos diz: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. João entende que Jesus
Cristo é o Verbo eterno, um ser pessoal distinto do Pai, mas o próprio Deus, o
Criador e Autor de toda a vida e o Autor de toda a revelação de Deus. Este
Deus, este Criador, esta Palavra tornou-se um ser humano. O Deus Poderoso jazia
indefeso como um bebê em uma manjedoura. Mas João não tem dúvidas de quem é
este. No versículo 14 ele continua: “Vimos
a sua glória, a glória do Unigênito, que veio do Pai, cheio de graça e de
verdade”.
E, finalmente, no versículo 18, João escreve: “Ninguém jamais viu a Deus, mas Deus, o
Unigênito, que está ao lado do Pai, o deu a conhecer”.
Assim, João nos
apresenta Jesus Cristo como Deus que se fez carne.

O Relato de Mateus Sobre
o Nascimento Virginal

Os relatos do nascimento de Jesus Cristo encontrados nos
evangelhos de Mateus e Lucas são bastante detalhados e, quando os examinamos,
notamos que são totalmente independentes um do outro. No entanto, ambos os
relatos concordam com esta grande doutrina do nascimento virginal.

Primeiro, no relato de Mateus, Mateus nos diz que José não
teve nada a ver com a geração de Jesus. Mateus 1:16 refere-se a José como “marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que
se chama Cristo”.
Ele explica isso no versículo 18: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe,
desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do
Espírito Santo”
. Ek pneumatos hagiou
em grego “pelo Espírito Santo”. E no versículo 20 lemos que o anjo foi
comissionado para ir a José à noite em sonho. Ao contrário do que José havia
pensado, o anjo lhe fala novamente sobre o aspecto sobrenatural desta gravidez:
“José, filho de Davi, não tenha medo de
receber Maria como sua esposa, porque o que nela foi concebido é”,
novamente,
ek pneumatos hagiou, “do Espírito Santo”.

No versículo 22, Mateus continua: “Tudo isso aconteceu para que a palavra do Senhor se cumprisse”. A “Palavra do Senhor” a que Mateus se
refere é encontrada em Isaías 7:14: “A
virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles o chamarão Emanuel – que
significa ‘Deus conosco”.
concordo que a profecia de Isaías 7:14 tem uma
referência singular. Esta profecia está falando sobre o nascimento de Jesus
Cristo através da virgem Maria pelo poder do Espírito Santo.

Assim, Mateus, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo que
inspirou Isaías a escrever sua profecia, diz que esses eventos ocorreram em
cumprimento do que o Senhor havia falado por meio de Isaías setecentos anos
antes. Jesus nasceu de uma virgem, e no versículo 25 Mateus se esforça para nos
informar que José não teve nenhum relacionamento sexual com Maria até que este
filho nascesse.

No versículo 25, Mateus também escreve: “Ele [José] lhe deu o nome de Jesus”. Dar a Jesus seu nome
significava que José estava adotando Jesus como seu filho e se tornando seu pai
legal. José é tratado aqui como filho de Davi, o que significa que ele era um
príncipe, embora a dinastia davídica tivesse declinado e estivesse em eclipse.
Mas agora vemos outra profecia cumprida. Em Isaías 11:1 lemos: “Um renovo brotará do toco de Jessé; de suas
raízes um Renovo dará fruto”.
Este ramo é Jesus. Ao ser nomeado e adotado
por José, Jesus se tornou o herdeiro legal do trono de Davi, filho de Jessé.
Jesus é o rei.

O Relato de Lucas Sobre
o Nascimento Virginal

Lucas também nos dá evidência clara de sua crença no
nascimento virginal de Cristo. Em Lucas 1:27 nos é dito que Maria é chamada de
virgem, parthenos. Lucas usa a
palavra duas vezes nesse versículo. E em Lucas 1:34, esta jovem, esta virgem
Maria, pergunta: “Como será isso se eu
sou virgem?”.
E a resposta do anjo é que o Espírito Santo viria sobre ela. “O poder do Altíssimo te cobrirá com a sua
sombra”.
Então Gabriel acrescentou que não há nada impossível para Deus.

Quando lemos essas coisas, podemos nos perguntar: Lucas
estava inventando tudo isso? De jeito nenhum. Lucas era um historiador que
estava interessado apenas na verdade. Em Lucas 1 lemos: “Muitos se empenharam em redigir um relato das coisas que se cumpriram
entre nós…”.
Lucas não estava se preparando para escrever uma mitologia
ou uma coleção de lendas. Ele era um historiador cujo objetivo era escrever “as coisas que aconteceram entre nós, assim
como nos foram transmitidas por aqueles que desde o princípio foram testemunhas
oculares”.
Não há dúvida de que a fonte para este relato do nascimento
virginal foi a própria Maria, a mãe de Jesus. Lucas afirma claramente que
entrevistou testemunhas oculares – aqueles que viram os eventos que ele estava
registrando.

Não só isso, Lucas também diz: “Portanto, visto que eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente desde o
início …”.
Aqui novamente há evidências de que a intenção de Lucas não era
escrever um romance criando tudo de sua própria cabeça. Ele pessoalmente
investigou todas as coisas sobre Jesus Cristo “desde o princípio”, que incluiu o nascimento virginal de Cristo. E
por causa de suas investigações, Lucas diz a seus leitores, “também me pareceu bom escrever um relato
ordenado para vocês”.
Por quê? “Para
que conheças a certeza das coisas que te ensinaram”.
Lucas queria que seus
leitores soubessem que o que eles aprenderam era verdadeiro, certo, factual.

Assim, Lucas começou seu relato do evangelho primeiro com a
narrativa do nascimento sobrenatural de João Batista e depois com o relato do
nascimento virginal sobrenatural de Jesus Cristo. Devemos entender, então, que
o nascimento virginal de Cristo é histórico e factual, narrado por testemunhas
oculares e investigado cuidadosamente. E por que você acha que é registrado com
tanto cuidado? Para que tenhamos certeza do evangelho.

A doutrina do
nascimento virginal de Cristo é essencial para nossa salvação.
A igreja de
Jesus Cristo creu nela desde o princípio, conforme revelado por seus credos, e
continua a crer, ensinar e se gloriar nesta doutrina bíblica. Devemos fazê-lo,
pois se negarmos o nascimento virginal, reduziremos Jesus a um mero homem,
ainda que bom e ético. Mesmo que digamos que ele é o melhor homem, ainda o
consideraremos apenas um homem e, portanto, ele será incapaz de salvar alguém.
Tal reducionismo remove a alegria do Natal removendo o Salvador.

José Toma Uma Decisão

O relato detalhado de
Lucas sobre o nascimento de Jesus Cristo dá evidência clara de sua crença no
nascimento virginal.
Após o anúncio angélico a Maria em Nazaré, ela foi
ofuscada pelo Espírito Santo e concebeu. Maria então foi de Nazaré à Judéia
para visitar Isabel e receber dela encorajamento espiritual e comunhão. Depois
de três meses, Maria voltou para Nazaré e José soube da gravidez de Maria. Na
minha opinião, Maria não deu a José nenhuma explicação para seu estado, e assim
ele se viu diante de uma grave decisão.

Na sociedade judaica da época, o casamento consistia,
primeiro, em um noivado em que o casal trocava votos de fidelidade diante de
testemunhas. Daquele ponto em diante o homem era conhecido como marido e a
mulher era conhecida como esposa. Esta era a primeira fase do casamento. Mas havia
um espaço de um ano antes que o casal morasse junto. No final do período de um
ano, o marido viria e cerimoniosamente levaria sua noiva para sua casa em uma
celebração como lemos em Mateus 25. Após a festa de casamento, o casal viveria
junto como marido e mulher.

Maria engravidou
antes de morar com José e antes de qualquer relação sexual.
E em
Deuteronômio 22 havia instruções muito claras para lidar com uma pessoa que
engravidou fora do casamento. Deuteronômio 22, começando com o versículo 23,
diz: “Se um homem encontrar em uma cidade
uma virgem prometida em casamento e ele dormir com ela, você deve levar os dois
até a porta daquela cidade e apedrejá-los até a morte”.
Se os judeus
praticaram isso durante os tempos do Novo Testamento ou não, não sabemos, mas
esse era o castigo estipulado pelo Antigo Testamento.

Maria informou a José que estava grávida. Sendo um homem
justo, José recusou-se a casar com ela, mas desejava divorciar-se dela em
particular. Sem dúvida, ele planejava fazer isso escrevendo para ela uma carta
de divórcio na frente de duas testemunhas, conforme permitido por Deuteronômio
24:1.

O que Maria estava fazendo durante esse tempo? Ela confiou
no Senhor com relação a esse assunto. Na minha opinião, ela provavelmente
raciocinou: “Nada é impossível para Deus e, como Gabriel afirmou, estou grávida
do Santo Menino pela obra sobrenatural e poder do Espírito Santo. Além disso,
sei que a estéril Isabel da Judéia está prestes a dar à luz um filho chamado
João, como Gabriel também predisse. Na verdade, eu mesmo acabei de visitar Isabel
e vi que tudo estava exatamente como o anjo havia dito”. Então Maria
provavelmente chegou a esta conclusão: “Esse problema com José é problema de
Deus. Ele deve resolvê-lo, e ele vai resolvê-lo. Devo confiar em Deus”.

A Decisão de Deus

Com certeza, Deus enviou um anjo a José. Tenho certeza de
que José amava Maria e, no entanto, por causa de sua gravidez, ele sentiu que
não poderia prosseguir com esse casamento. Então, uma noite, depois de tomar a
decisão de se divorciar dela em particular, ele foi para a cama. Também tenho
certeza de que, antes de José ir para a cama, ele provavelmente orou: “Ó Deus,
cuide desse assunto”. Por quê? Ele era um crente e um homem justo.

O anjo do Senhor falou com José em sonho naquela noite. Ele
trouxe uma ordem do Senhor, que lemos em Mateus 1:20-21. O que foi isso?
Primeiro, o anjo disse a José: “Não tenha
medo de receber Maria como sua esposa”.
Deus estava encorajando José a
prosseguir com a segunda parte de seu casamento. Ele queria que ele trouxesse
Maria cerimoniosamente para sua casa, fizesse uma festa de casamento e
começasse a viver com ela. E então Deus revelou a verdade a José sobre Maria. O
anjo continuou, “porque o que foi gerado
nela é do Espírito Santo”.
Quando José ouviu essas palavras, a escuridão
foi dissipada de sua mente e coração. O anjo estava dizendo a José que esta
gravidez era uma obra especial de Deus. Em outras palavras, o anjo estava
dizendo que Maria não era uma adúltera, mas uma virgem – inocente, justa, justa
e pura. Você consegue imaginar a alegria que encheu a alma de José ao ouvir
essas palavras sobre a mulher que amava?

Então o anjo deu mais instruções a José: “Ela dará à luz um filho, e você deve
dar-lhe o nome de Jesus”.
Em outras palavras, Deus queria que José protegesse,
honrasse e sustentasse Maria. Ele deveria adotar este filho através do nome
dele, que era um ato oficial. Quando José fizesse isso, ele se tornaria o pai
legal de Jesus.

Observe como José foi para a cama com uma decisão e acordou
com a decisão de Deus. Quantas vezes decidimos sem fatos ou entendimento? Mas
Deus interveio e José aceitou a orientação de Deus. Ele mudou sua decisão
anterior de se divorciar de Maria, tomou-a como esposa, protegeu-a, sustentou-a
e honrou-a. E quando ela deu à luz, ele obedientemente adotou seu filho e lhe
deu o nome de Jesus.

O Propósito do
Nascimento Virginal

Por que você acha que Deus fez com que Jesus nascesse de uma
virgem? O anjo disse a José “ela dará à
luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus
pecados”
(Mateus 1:21). No texto grego é ele mesmo, somente ele, que fará
isso, significando que não há outro salvador. Só Jesus pode salvar seu povo.
Aqui, então, é revelado o propósito deste nascimento virginal. Deus desejou nos
dar um Salvador que é capaz de salvar seu povo de seus pecados.

No Salmo 49:7, 8, lemos: “Nenhum
deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem por ele dar um resgate a Deus,
(pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não
dariam;…”.
E o versículo 15: “Mas
Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá”.
E no Salmo
130:7, 8 encontramos outra referência ao que está refletido em Mateus 1:21: “Espera, ó Israel, no Senhor! pois com o
Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção; e ele remirá a Israel de
todas as suas iniquidades”.
Na plenitude dos tempos, então, Deus, através
do nascimento virginal, nos deu um Salvador que é Deus e homem para nos redimir
de nossos pecados. Somente Jesus é capaz de salvar seu povo de seus pecados.

O nome Jesus é tirado do verbo hebraico yasha, que significa salvar e libertar as pessoas, especialmente do
perigo, doença e morte. Mas qualquer pessoa pode salvar outra desses problemas?
E quem pode nos livrar do maior problema do homem, que é o pecado?

O Problema
Fundamental do Homem

Em Atos 4:12 Pedro
nos diz que não há outro Salvador além de Jesus Cristo.
Do que Jesus salva
as pessoas? Seus pecados. Deixe-me assegurar-lhe que o problema fundamental do
homem não é político, econômico, social, médico ou educacional. O problema
fundamental do homem é o pecado. É a causa de todos os sofrimentos humanos e de
todos os outros problemas.

Em Gênesis 3 vemos
como o pecado entrou na humanidade.
Adão pecou, ​​e por meio dele todos somos pecadores. O coração humano é
o problema. Em Jeremias 17:9 lemos que nossos corações
são enganosos mais do que todas as coisas
e desesperadamente perversos, e em Romanos 3 lemos que ninguém busca a Deus e
todos se extraviaram. Não há temor de Deus no homem.

Jesus também falou sobre o coração humano. “Porque do coração procedem os maus
pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidades sexuais, roubos, falsos
testemunhos, calúnias”
(Mateus 15:19). Nas profundezas de seu coração, o
homem é um inimigo de Deus e cortado da vida de Deus. O pecado separou o homem
de Deus. Jesus veio para resolver o problema do pecado e nos reconciliar com
Deus através da cruz.

Devemos reconhecer
que somente Jesus é Deus perfeito e homem perfeito e sem pecado, e, como tal,
somente Jesus pode dar sua vida em resgate por muitos (Mateus 20:28).
Em
Mateus 26:28, ao instituir a santa ceia, Jesus disse: “Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para
remissão dos pecados”.
Não há outra maneira de salvar as pessoas de seus
pecados, exceto o Deus/homem sem pecado vindo ao mundo e morrendo na cruz. Em 2
Coríntios 5:21, Paulo escreveu: “Aquele
que não tinha pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos
justiça de Deus”.
E em 1 Coríntios 15:3 ele simplesmente escreveu: “Cristo morreu por nossos pecados”.

Eu quero que você saiba que aquele que jazia indefeso na
manjedoura em Belém é o Deus Todo-Poderoso feito carne. Ele morreu na cruz
pelos pecadores para redimir seu povo, judeus e gentios, de seus pecados. A
aliança com Abraão é que em sua descendência sejam abençoadas todas as famílias
da terra. E assim como Cristo amou a igreja e se entregou por seu povo eleito,
o povo eleito de Deus certamente se arrependerá, crerá no Senhor Jesus Cristo e
será salvo. Jesus Cristo salvará todo o seu povo.

A Plenitude da Salvação

O que significa salvação? Primeiro, significa salvação do
pecado – da culpa do pecado, do poder do pecado, do castigo do pecado e da
presença do pecado. Nosso problema é o pecado, que nos separa de Deus. O pecado
é tratado total e abrangentemente por Jesus Cristo.

Não só isso, a salvação significa que somos salvos para Deus
para a vida eterna. O propósito da salvação é que possamos ter comunhão com
Deus e seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, como lemos em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a
ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”.

O Jesus Cristo nascido de uma virgem obedeceu a Deus plenamente, morreu na cruz
por nossos pecados e nos deu a vida eterna. Esta é a maneira de Deus salvar.

Agora, estou bem ciente de que as pessoas estão sempre
inventando maneiras de se salvar. Um psicoterapeuta francês disse que as
pessoas podem resolver o problema por autossugestão. Bastava levantar de manhã
e entoar este mantra: “Dia a dia, em todos os sentidos, estou ficando cada vez
melhor”, e os problemas desapareceriam. Os líderes da Nova Era de hoje usam
outro mantra para resolver o problema humano. Eles nos dizem para dizer: “Eu
sou Deus e posso criar minha própria realidade”. Todo o movimento Nova Era ensina
essa mentira de que o homem é Deus. Mas o problema é que todos os diagnósticos
humanos do problema humano são falsos e, portanto, todas as soluções humanas
falham em resolver o problema humano.

Deus olhou para o
homem e viu o seu problema, que é o pecado.
Ele enviou um Salvador, seu único
Filho, para resolver o problema do pecado e nos trazer de volta à alegre
comunhão com ele. E agora Deus nos diz: “Conheço o seu problema. É o seu
coração. Você é um rebelde separado de Deus. A única solução para o seu
problema é através do meu Filho, o Salvador, o Rei Jesus. Através de sua morte,
ele resolverá o problema do pecado e reconciliará você comigo”. Foi exatamente
isso que Jesus Cristo fez. O bom pastor deu a vida pelas suas ovelhas.

Quaisquer esforços de
auto redenção por parte de um pecador, portanto, são total tolice.
Mas
louvado seja Deus, em sua grande misericórdia ele nos deu um Salvador do céu, o
Senhor Jesus Cristo nascido de uma virgem.

Recebendo o Presente
de Deus

Para concluir, então,
devo fazer-lhe duas perguntas extremamente sérias.
Primeiro, você já recebeu
este dom pessoal do Pai? E, segundo, você já deu esse presente aos seus filhos?
Estas são questões vitais que todos nós devemos considerar. Por quê? Esta
criança nascida de uma virgem cujo nascimento celebramos é Emanuel, Deus conosco.
O próprio Jesus disse a seus discípulos: “Certamente
estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”
(Mateus 28:20).

Verdadeiramente, então, para nós uma criança nasceu, um
filho é dado – para nossa salvação e para nossa alegria! O Verbo se fez carne,
significando que o eterno Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós. Ele
veio morar com os doentes para curá-los. Ele veio habitar com os
endemoninhados, para libertá-los. Ele veio habitar com os pobres de espírito…
para abençoá-los. Ele veio morar com os leprosos, para purificá-los. Ele veio
morar com os doentes, para curá-los. Ele veio morar com os famintos, para
alimentá-los, não apenas com o pão físico, mas com o pão vivo. E acima de tudo,
ele veio habitar com os perdidos, para buscá-los e salvá-los.

Esta criança é o Deus
nobiscum
– Deus conosco – em Jesus Cristo. Vemos a realidade de Deus em
Jesus Cristo. E, no entanto, uma realidade maior aguarda em sua segunda vinda.
O capítulo vinte e um do livro do Apocalipse nos fala deste Deus nobiscum em sua plenitude:

“E vi um novo céu e
uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar
já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da
parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma
grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com
os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará
com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem
haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são
passadas”.
Apocalipse 21:1-4

Então eu lhe pergunto: você pode se alegrar porque Deus em
Jesus Cristo está conosco? Ou você ainda se recusa a acreditar que ele é o Deus
eterno que se tornou homem perfeito e morreu na cruz para nossa salvação? Se
você não está confiando em Jesus Cristo, que Deus tenha misericórdia de você!
Que ele possa ajudá-lo a esperar em nada mais e em ninguém mais, mas somente no
Filho de Deus – o Santo, o Filho do Altíssimo, nosso Salvador e nosso Senhor
Jesus Cristo. Amém.

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