Respondendo a Perguntas Básicas (Parte 12): O Que Acontece Quando Morremos?

Autor(a):

A morte é uma triste realidade da vida. Todos entendem isso, sejam eles religiosos ou não. Mas o que vem depois da morte? Muitos se perguntam sobre isso, mas nem todos têm uma resposta que satisfaça sua curiosidade. No entanto, se olharmos para a Bíblia, podemos encontrar a resposta para esta pergunta.

O que acontece quando morremos? Observemos quatro pontos.

1. Nosso Espírito Vai Para o “Hades”

Este lugar existirá enquanto a morte atormentar a humanidade. Foi revelado a João que o Hades não seria destruído até que a morte fosse destruída (Apocalipse 20:14). Hades é onde as almas de todos os homens (os justos e os ímpios) vão para aguardar o julgamento final.

Jesus descreveu isso quando falou sobre o homem rico e Lázaro (Lucas 16:19-31). Quando Lázaro morreu, ele “foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”, onde foi “consolado” (Lucas 16:22, 25). Em outro lugar, Jesus se referiu a esta parte do Hades como “Paraíso” (Lucas 23:43). Em contraste, o homem rico se viu “em tormento” sem alívio da “agonia” que estava experimentando (Lucas 16:23-25). Esses dois homens estavam no mesmo “lugar”, mas havia “um grande abismo” que impedia qualquer um de passar de um lado para o outro. Em outras palavras, assim que morrermos e chegarmos a este lugar, nosso destino estará selado.

2. Há um Julgamento Final Para Toda a Humanidade

O escritor hebreu disse: “E, visto que aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27).
Paulo descreveu esta cena do julgamento em sua segunda carta à igreja em Corinto: “Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal” (2 Coríntios 5:10). Cada um de nós se apresentará diante de Cristo em julgamento e prestará contas do que fez nesta vida.

Quando este dia de julgamento chegar, Jesus separará os justos dos ímpios. Ele disse: “Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda” (Mateus 25:31-33). O padrão que determinará se seremos contados entre os justos ou os iníquos será Sua palavra. Jesus disse: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que proferi é que o julgará no último dia” (João 12:48). Portanto, precisamos ter certeza de que estamos seguindo fielmente a Sua palavra enquanto estamos aqui nesta vida.

3. Os Justos Serão Levados Para o Céu

Depois de separar os justos dos ímpios (Mateus 25:31-33), Jesus disse que “os justos [irão] para a vida eterna” (Mateus 25:46). Paulo descreveu esse evento em sua primeira carta aos tessalonicenses: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolem-se uns aos outros com estas palavras” (1 Tessalonicenses 4:16-18). Este é um pensamento reconfortante para os fiéis.

Jesus disse a Seus apóstolos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar” (João 14:2). Para sermos recebidos no lar que Ele está preparando, precisamos nos preparar para Seu retorno fazendo o que Ele nos instruiu a fazer.

4. Os Ímpios Serão Punidos no Inferno

Depois de serem separados dos justos no julgamento, os ímpios irão para o “castigo eterno” (Mateus 25:46). Jesus descreveu isso como um lugar “preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Paulo explicou que este era um lugar de “destruição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:9). Visto que Deus é a fonte de tudo o que é bom (Tiago 1:17), o fato de estar longe da presença de Deus explica por que é um lugar tão terrível.

Aqueles que não seguirem o Senhor se perderão: “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15). Ninguém deveria querer ir para o lago de fogo. Felizmente, o Senhor oferece a cada um a oportunidade de evitá-lo, se O seguirmos fielmente.

Conclusão

Então, o que acontece quando morremos? Nossos espíritos vão para o Hades para aguardar o julgamento final. Nosso destino eterno será determinado pela forma como vivemos nossas vidas aqui. Portanto, vamos nos preparar para esse dia de julgamento fazendo a vontade do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *