Um Deus Desconhecido, Mas Conhecido

Autor(a):

Quando Paulo estava em Atenas, Lucas registrou que “revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos” (Atos 17:16). Isso o levou a ensinar “na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali” (Atos 17:17). Sua mensagem despertou o interesse dos filósofos que o trouxeram ao Areópago para que pudessem ouvir mais sobre as “coisas estranhas” (Atos 17:20) que ele estava ensinando.

Embora o povo da cidade fosse “excepcionalmente religiosos” (Atos 17:22), o Deus do céu era “desconhecido” (Atos 17:23) para eles. Assim, Paulo passou a ensiná-los sobre o único Deus verdadeiro.

24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; 27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem” (Atos 17:24-29).

Encontramos muitos hoje que são como os atenienses. Eles simplesmente não conhecem a Deus. Como podemos começar a ensiná-los? Considere o que Paulo explicou nesta ocasião a esses filósofos pagãos.

Deus dá Vida e Fôlego e Todas as Coisas

Tivemos que vir de algum lugar, e estamos aqui porque Deus nos criou. Paulo disse que Deus “dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17:25). Não importa quem somos ou de onde viemos, fomos feitos “à imagem de Deus” (Gênesis 1:27).

Tudo o que temos nesta vida – incluindo a própria vida – é uma bênção dEle. Tiago escreveu: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra de mudança” (Tiago 1:17). Tudo o que é bom nesta vida é, em última análise, do Senhor.

Deus Nos Abençoa Quer O Sirvamos ou Não

Paulo explicou que o Deus do céu “não habita em templos feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa” (Atos 17:24-25). Como notamos no ponto anterior, Deus dá “vida e fôlego e todas as coisas” (Atos 17:25).

Mas por que Ele fornece essas coisas para nós? Não é por causa de qualquer serviço que tenhamos prestado a Ele. Como Paulo disse, Ele não precisa de nada de nós. Ele não está nos oferecendo uma troca (se O servirmos, Ele nos abençoará).

Tantas pessoas simplesmente não estão servindo ao Senhor. No entanto, como Jesus disse, “[Deus] faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e faça chover sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Mesmo aqueles que rejeitaram a Deus ainda recebem bênçãos Dele, o que é uma indicação de Seu grande amor pela humanidade.

Deus Nos Abençoa Quer O Conheçamos ou Não

Os atenienses tinham um altar dedicado a “um Deus desconhecido” (Atos 17:23). Este era o Deus que Paulo proclamou, mas Ele não era conhecido pelas pessoas ali. No entanto, Deus continuou a abençoá-los, embora eles nem soubessem quem Ele era.

No início de suas viagens, Paulo explicou ao povo de Listra por que Deus faria isso: “Nas gerações passadas, [Deus] permitiu que todas as nações seguissem seus próprios caminhos; e, no entanto, não se deixou sem testemunho, fazendo o bem e dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, saciando os vossos corações com comida e alegria” (Atos 14:16-17).

Por que Deus continuou a abençoar aqueles que se esqueceram Dele? Era para servir como uma “testemunha” de Sua existência e de Sua bondade.

Deus Fez Isso Para Que Pudéssemos Encontrá-lo

Por que Deus continuaria a fornecer bênçãos para pessoas que não O serviam ou mesmo O conheciam? Foi para que eles pudessem eventualmente reconhecer Sua bondade e decidir “buscá-Lo” (Atos 17:27). Essa busca pelo poder superior que forneceu a vida e todas as bênçãos nela contidas não seria uma busca sem esperança. Em vez disso, Paulo disse: “Ele não está longe de cada um de nós” (Atos 17:27).

Paulo escreveu em outro lugar que o mundo criado revela os “atributos invisíveis de Deus, Seu poder eterno e natureza divina”, e que estes são tão “vistos claramente, sendo compreendidos por meio do que foi feito … que são indesculpáveis” (Romanos 1:20). Embora Deus fosse “desconhecido” para os homens de Atenas (e para tantos hoje), Ele era cognoscível; e Ele recompensará “aqueles que O buscam” (Hebreus 11:6).

Por que as pessoas devem buscar a Deus? Afinal, como Paulo explicou, Ele continua a nos abençoar com “vida, fôlego e todas as coisas” (Atos 17:25), mesmo que não O sirvamos ou não O conheçamos. Por que não continuar a desfrutar dessas bênçãos sem se preocupar com quem as dá? Paulo continuou:

30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; 31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:30-31).

Embora Deus nos abençoe aqui – mesmo que não O sirvamos ou O conheçamos – este mundo é apenas temporário. Um dia “a terra e suas obras serão queimadas” (2 Pedro 3:10). E mesmo que esse dia esteja longe no futuro, sabemos que não viveremos para sempre aqui na terra. “Está ordenado que os homens morram uma vez e depois disso vem o juízo” (Hebreus 9:27). A segunda parte dessa frase – o juízo que vem após a morte – é por que precisamos buscar a Deus. Há algo além desta vida. Há uma parte de nós que viverá depois que nossa existência terrena chegar ao fim.

Então o que deveríamos fazer? Paulo disse aos atenienses que Deus nos chamou para “arrepender-se, porque Ele tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo” (Atos 17:30-31). Um dia todos estaremos perante o Senhor em juízo (2 Coríntios 5:10) e seremos julgados de acordo com Sua palavra (João 12:48). Portanto, precisamos fazer mais do que apenas reconhecer Sua existência; precisamos deixar nossos pecados e segui-Lo.

Paulo disse que a ressurreição de Jesus era a prova da vida após a morte (Atos 17:31). Se quisermos esperar a vida eterna com Ele depois que esta vida terminar, precisamos nos voltar para Ele. O escritor hebreu explicou que Jesus é “para todos os que lhe obedecem a fonte da salvação eterna” (Hebreus 5:9).

Vamos reconhecer quem é Deus, crer em quem é Jesus, abandonar nossos pecados e obedecer-Lhe fielmente. E como encontramos pessoas no mundo todos os dias que não O conhecem nem O servem, estejamos prontos para proclamar a eles o “Deus desconhecido” para que possam conhecê-lo e segui-lo também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *