“Bem-Aventurados os Misericordiosos, Porque Eles Alcançarão Misericórdia”

Autor(a):

Texto: Mateus 5:7

1. Salmo 103 Um salmo da misericórdia e compaixão de Deus para conosco.

Verso 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor…

Verso 2 …. e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

Verso 3 … quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades

Verso 4 Quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia; também os versos 10-13,17.

2. Salmo 107

Verso 1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Verso 2 Digam-no os remidos do Senhor… A bondade de Deus é revelada em Sua misericórdia. Vamos proclamá-lo em voz alta.

3. Embora fôssemos inimigos de Deus, Romanos 5:10, quando ele nos viu indo para o inferno eterno, Ele foi movido por Sua misericórdia e amor, e enviou Seu Filho unigênito como sacrifício por nossos pecados. Ele “nos lavou dos nossos pecados em Seu próprio sangue”, Apocalipse 1:5.

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” Efésios 2:4-5, veja também Tito 3:5.

4. A única razão pela qual podemos estar aqui hoje, para nos regozijarmos na bênção e na bondade de Deus, é porque Deus é um Deus misericordioso, João 1:29, Mateus 1:21, 1 Pedro 2:24.

5. Deus resolveu o problema do nosso pecado, que nos separava de Sua bondade e vida, com grande preço para Ele mesmo. Deus deu tudo o que tinha para que pudéssemos ser perdoados, reconciliados, redimidos, limpos e libertos, Romanos 8:32.

6. Assim, “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” Hebreus 4:16. “certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor; e, ouvindo-a, te responderá” Isaias 30:19.

7. Em Lucas 10,25-37 lemos sobre o bom samaritano que amava o próximo como a si mesmo, versículo 27. Seu próximo estava nu, ferido e meio morto, versículo 30, e era judeu. Os judeus chamavam os samaritanos de impuros. Eles os desprezavam e os evitavam. Antes que este samaritano pudesse parar e ajudar este judeu desesperadamente necessitado, ele tinha que ter perdão em seu coração para os judeus. Ele tinha que ter misericórdia e ser movido pela compaixão, versículos 33,37. Jesus disse: “Vá e faça o mesmo”, versículo 37.

8. Jesus disse: “Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios” (observância religiosa externa). Mateus 9:13, Mateus 12:7. Isto é, Deus não aceita nossos sacrifícios de louvor e adoração, Hebreus 13:15,16, a menos que estejamos estendendo a outros a misericórdia que ele tem mostrado para nós.

9. O grau de misericórdia que receberemos no tribunal de Cristo, Romanos 14:10-13, dependerá da medida em que formos misericordiosos com os outros, Tiago 2:13. Este princípio se aplica a esta vida também. O tribunal de Cristo, Romanos 14:10, 2 Coríntios 5:10, é o julgamento dos crentes pelas recompensas que ocorre logo após a Segunda Vinda de Cristo e a ressurreição dos crentes, Lucas 14:14, 1 Tessalonicenses 4:16, Apocalipse. 20:6. Isso é diferente do julgamento do “Grande Trono Branco” de Apocalipse 20:11-15.

10. Deus seria injusto se estendesse a misericórdia para nós se retivermos a misericórdia dos outros. Jesus disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, Mateus 5:7. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará, Gálatas 6:7.

11. Em Mateus 18:21-35 Pedro faz uma pergunta e Jesus conta uma parábola. “Quantas vezes eu tenho que perdoar? Sete vezes seriam suficientes?” A resposta de Jesus é: “Não sete vezes, mas quatrocentos e noventa vezes”. Isso é mais de uma vez a cada dois minutos em um dia de dezesseis horas acordado! Muito além da expectativa máxima de Pedro. A parábola de Jesus nos mostra que a extensão do perdão de Deus para nós pessoalmente é sempre muito maior do que o perdão que seremos obrigados a estender a outros que pecam contra nós. Além disso, Jesus explica que os resultados da falta de perdão em nossa vida trarão desastre espiritual, versículos 34,35.

12. Em Mateus 6:14,15, Jesus diz que Deus só nos perdoará na medida em que perdoarmos aos outros seus pecados contra nós. Em Lucas 11:4 Jesus nos instrui a orar, na oração do Senhor, pedindo perdão na medida em que perdoamos os outros. Em Marcos 11:25,26 diz que nosso perdão aos outros é especialmente importante quando oramos a Deus.

13. O que acontece quando temos: falta de perdão ou ressentimentos para com o outro, amargura para com alguém, ressentimento, rancor, ódio, vingança, sentimentos de prazer quando o outro está passando por um momento difícil, olhando diretamente através de alguém que nos magoou, quando passamos por eles na rua?

Resultados:

  • Deus não perdoa os nossos pecados, Mateus 6:14-15.
  • Nossos pecados permanecem em nós e se acumulam diariamente.
  • Nossos pecados não perdoados tornam-se uma barreira entre nós e Deus, Isaias 59:1-2.
  • Deus não quer, não pode, ouvir nossas orações, Salmo 66:18, Isaias 59:2, Marcos 11:25. Nossas orações ficam sem resposta.
  • As más influências e poderes começam a nos afligir e nos atormentar, especialmente na mente e nos pensamentos, Mateus 18:34-35.
  • Nossa utilidade e eficácia no serviço de Deus diminui
  • Somos responsáveis por uma desintegração no Corpo de Cristo.

14. Em obediência a Deus: Efésios 4:32.

  • Escolher por vontade própria, obedecer a Deus e perdoar os outros.
  • Liberte-os de seu julgamento e condenação.
  • Você não está justificando o erro de outra pessoa, você está entregando o problema a Deus para resolvê-lo.
  • Ore por aqueles que lhe causaram dano, Mateus 5:44-48, para que Deus lhes mostre Seu caminho e verdade, pelo Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *