Fazendo a Vontade de Deus, Não a Nossa Vontade

Autor(a):

Texto: Marcos
14:34-37

Jesus enfrentou a Cruz no Jardim do Getsêmani e orou, versos 35, 36, ao Pai, para que outra maneira pudesse ser encontrada. Não era a vontade de Jesus ir para a cruz, mas Ele orou e escolheu: “não a minha vontade, mas a tua seja feita”. Nossa salvação eterna depende da negação de Jesus de sua própria vontade e de sua escolha da vontade do Pai. Agora estou salvo porque Jesus negou Sua própria vontade e escolheu o que Deus queria.

Gênesis 3:5

A tentação de Satanás no Jardim do Éden foi uma tentação para o homem rejeitar a vontade de Deus, Gênesis 2:17, e tornar-se obstinado, independente de Deus e autossuficiente. A mentira de Satanás era “você se tornará como deus”, ou seja, você será seu próprio patrão, administrará sua própria vida, fará suas próprias coisas e agradará a si mesmo. O coração e a natureza do homem mudaram radicalmente de centrados em Deus para centrados em si mesmos.

Jesus negou a si mesmo e obedeceu a Deus, para ganhar para nós a salvação eterna. A ação do homem foi rebelião contra a lei de Deus, Gênesis 2:16,17, ou seja, o homem escolheu desobedecer a Deus e obedecer à mentira de Satanás.

Como resultado disso, todos os descendentes de Adão, todos nós, nascemos neste mundo com uma natureza obstinada, que é autossuficiente e procura viver independente de Deus.

A Palavra de Deus diz: “cada um de nós seguiu seu próprio caminho”, como ovelhas perdidas, e isso é iniquidade.

Isaias 53:6, Salmo 14:2,3, Romanos 3:10-12, Jeremias 17:9, Efésios 4:22, Lucas 11:23, Romanos 3:23.

A única resposta para este problema profundamente enraizado em nosso coração, de obstinação, é o ARREPENDIMENTO.

Mateus 3:2,8,10.

João Batista disse ARREPENDAM-SE porque o Reino dos céus está próximo. O Reino de Deus estava chegando à terra, por meio do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, e a única maneira de alguém entrar no Reino e no Governo de Deus é recusando e rejeitando a vontade própria e escolhendo a vontade de Deus.

O Reino de Deus é a esfera onde Deus é Rei. Não é possível viver no Reino de Deus e viver por vontade própria, fazendo suas próprias coisas.

O Reino de Deus é onde Deus reina e onde Sua vontade é feita. É luz, vida, amor, liberdade, cura, salvação, paz, verdade, bondade, alegria, libertação dos demônios, vitória sobre o mundo, libertação da morte, destruição, doença e o diabo. É o perdão, a misericórdia e a plenitude do Espírito de Deus e toda e qualquer promessa de Deus cumprida. Não é um lugar para seguir sua própria vontade, fazer suas próprias coisas e agradar a si mesmo.

Ninguém pode servir a sua própria vontade e a vontade de Deus ao mesmo tempo. Deuteronômio 12:8

Jesus pregou ARREPENDIMENTO: Mateus 4:17, Mateus 9:13, Marcos 1:14,15, Marcos 6:12, Lucas 13:3,5, Lucas 15,7,10.

Os apóstolos pregaram ARREPENDIMENTO: Atos 2:38, Atos 3:19, Atos 17:30, Atos 26:20.

ARREPENDIMENTO é fazer de Jesus o número 1 em sua vida. tornando-O Senhor, colocando-O em primeiro lugar e rejeitando a vontade própria.

A maioria dos problemas na igreja e na vida cristã decorre da falta de arrependimento, ou seja, da vontade própria.

O que chamamos de pecados, como orgulho, ira, ódio, inveja, medo, incredulidade, dúvida, ganância, luxúria, imoralidade, falta de perdão, mentiras, roubo, ciúme, grosseria, ressentimento, cobiça, maldição, sensualidade, arrogância e assim por diante, são o FRUTO da árvore da vontade própria. Precisamos nos arrepender desses pecados, com certeza nos afastar deles, mas o problema está mais profundo na raiz da obstinação. João disse que o machado (do arrependimento) é colocado na raiz da árvore. Mateus 3:10. O FRUTO da árvore é o que chamamos de pecados, mas a RAIZ da árvore é a vontade própria, a satisfação própria.

Chegará um momento em que chegaremos ao ponto de rejeitar a vontade própria e decidir escolher a vontade de Deus, como Jesus fez: Lucas 2:49, João 4:34, João 5:30, João 6:38, João 7:16, João 8:29, Marcos 14:34-36. Josué 24:15 “Escolhei hoje a quem servireis, quanto a mim…”

Jó também fez esta escolha: Jó 42:5,6. Isaías também: Isaias 6:1-8. Saulo (Paulo) também: Atos 26:9-20.

É uma escolha que todos nós temos que fazer para poder entrar no Reino do governo e salvação de Deus.

O arrependimento não é apenas uma coisa inicial na vida cristã. Jesus disse que é uma caminhada diária de negar a si mesmo, Lucas 9:23.

Infelizmente, no passado, convidamos as pessoas a aceitar Jesus como Salvador, em vez de levá-las a se arrepender primeiro e fazer de Jesus o Senhor de todos. Isso tem levado a uma situação em que as pessoas tentam ser cristãs, vivendo na misericórdia e salvação de Deus sem primeiro entregar toda a sua vida a Deus.

A obediência é o resultado da rendição de nossa vontade a Deus. Jesus disse, você não pode servir a dois senhores. Não podemos servir a Deus e à vontade própria. A OBEDIÊNCIA a Deus e à Sua vontade requer a rendição de nossa própria vontade a Deus. Lucas 6:46, Mateus 7:21, Lucas 17:10, Lucas 8:21, Mateus 7:24.

Que esperança temos se fizermos nossas próprias coisas, seguirmos nosso próprio caminho e agradarmos nossa própria vontade? Precisamos clamar a Deus diariamente para nos libertar e nos livrar da raiz da vontade própria, para que possamos fazer a Sua vontade, Romanos 12:1-2. Ele ouvirá nosso clamor e nos libertará.

A desobediência para o cristão é rebelião contra Deus e, embora Ele nos ame, a desobediência abre a porta para o inimigo. 1 Samuel 15:22,23. Desobediência a Deus é obediência à vontade própria, ou pior, dá acesso ao inimigo (Satanás).

Como podemos nos arrepender, fazer de Jesus o Senhor e recusar o poder da vontade própria?

Saiba que Deus ordena o arrependimento, Atos 17:30, Mateus 4:17.

1. Saiba que Deus nos capacita a nos arrependermos pelo poder de Seu Espírito e graça. Romanos 12:1,2, Romanos 2:4, Apocalipse 3:19, Jeremias 31:18, 2Timoteo 2:25, 2Pedro 3:9, Filipenses 2:13, Hebreus 13:20, 21, Ezequiel 36:25-27, Deuteronômio 30:6, Salmo 138:8, Gálatas 2:20, Romanos 6:6,11,14,22, Filipenses 1:6, 2Corintios 5:17, 2Corintios 6:16, 1Tessalonicenses 5:23,24, 2Pedro 1:3,4, Colossenses 1:27, Jó 23:14.

2. Exercer o poder de escolha, negar a vontade própria e escolher a vontade de Deus. Deuteronômio 30:19,20, Josué 24:15, Lucas 9:23.

3. Peça por isso. Salmo 51:10, e continue pedindo, Lucas 11:9,10.

4. Exercite a fé, creia nas promessas mencionadas acima no ponto 2. Reivindique-as, fale-as em voz alta, prossiga. Deus disse isso. Ele vai fazer isso. Ele é fiel, 1Tessalonicenses 5:24.

5. Incentive os outros e a si mesmo, a buscar a Deus diariamente em Sua Palavra e oração, a crescer firmemente na fé, 2Tessalonicenses 1:3, e no poder do Espírito Santo, Lucas 11:13.

6. Regozije-se em Deus com ações de graças e louvor, e Sua vida continuará fluindo para você e através de você. Salmos 61:8, Neemias 8:10, Salmos 5:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *