A Essência do Cristianismo

Autor(a):

“… antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo…” Efésios 4:15

Como você resumiria a verdadeira essência do cristianismo se tivesse a tarefa de fazê-lo? Suponho que as pessoas possam oferecer qualquer número de respostas a esta pergunta com base nas inúmeras declarações gerais pertencentes à vida cristã nas Escrituras. Pode-se dizer que tudo se trata de fazer discípulos, e há boas razões para dizer isso (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-16).

Outro pode dizer que nossa função principal é cuidar dos necessitados e, novamente, há boas razões para dizer isso (Gálatas 6:10; Tiago 1:27a; 2:14-16; 1 João 3:17-18). Outros ainda podem dizer que a essência do Cristianismo é viver uma vida de pureza enquanto deixamos de lado as paixões pecaminosas. Isso também é bem apoiado nas Escrituras (Tito 2:11-14; Tiago
1:21, 27b; 1 Pedro 4:1-4). Então, outra pessoa pode afirmar com forte apoio bíblico que existimos para amar a Deus e ao próximo e, de fato, esses são os maiores mandamentos (Mateus 22:34-40).

Todos os itens acima são elementos essenciais da vida cristã, mas eu diria que todos eles são partes da essência abrangente e do objetivo do cristianismo. Esse fim último é declarado na passagem inicial e reiterado em outras passagens do Novo Testamento. Se voltarmos a Efésios 4:11, veremos uma lista de dons que o Senhor deu ao Seu povo: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para ser específico.

Em Efésios 4:12, Paulo muda para o propósito desses dons e para o que eu defendo ser a essência do cristianismo. Esses ofícios nomeados em 4:11 deveriam equipar os santos (cada cristão) para a obra do ministério que traria certos resultados. Entre eles está a unidade da fé, conhecimento do Filho de Deus, maturidade/conclusão espiritual, alcançar o padrão de Cristo, ancorar-se contra os ventos da falsidade e falar a verdade em amor (vv. 13-15).

Ainda assim, cada aspecto disso está se movendo em direção à declaração culminante no final de 4:15 de que “…cresçamos em todas as coisas naquele que é a cabeça, Cristo…”. O objetivo final de amar a Deus e ao próximo, cuidar dos necessitados, purificar nossos pensamentos e comportamentos, levar o evangelho aos perdidos, etc. é crescer em Cristo. Paulo declara esse conceito em termos ligeiramente diferentes em pelo menos duas outras passagens dignas de nota: Romanos 8:29 e 2 Coríntios 3:18. Vale a pena reservar um momento para refletir um pouco mais sobre isso.

Romanos 8:29 ilumina o significado de Romanos 8:28 de que Deus opera todas as coisas (fáceis e difíceis) para o bem final daqueles que O amam. O elemento-chave e o objetivo mais importante do filho de Deus não é conforto e facilidade; é a conformidade com a imagem do Filho de Deus, que é a própria imagem expressa de Deus (Hebreus 1:3). A palavra “conformado” aqui significa assumir a mesma forma que outro ou ser modelado como outro. A palavra imagem aqui significa a representação de outro. Em 2 Coríntios 3:18, Paulo afirma que tal transformação ocorre quando contemplamos a glória de Cristo conforme revelada na Nova Aliança.

Se levarmos a noção de trazer a imagem do outro às suas raízes bíblicas, acabamos voltando a Gênesis 1:26 e à criação da humanidade. Desde o princípio, Ele nos criou para carregarmos Sua imagem. Dito de outra forma, deveríamos representar Sua essência na terra. Infelizmente, o pecado distorceu a imagem de Deus na humanidade.

A essência do Cristianismo é restaurar essa imagem na humanidade caída, para que possamos mais uma vez carregar Sua imagem como pretendida. Este é um processo contínuo nesta vida que será finalmente cumprido quando Ele nos reunir para Si e transformar completamente nossa essência em conformidade com a Sua (Filipenses 3:20-21; 1 João 3:1-3). Enquanto isso, devemos nos esforçar para contemplar e abraçar Sua glória e ser diariamente transformados à Sua imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *