Boa Higiene Espiritual

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Boa Higiene Espiritual

“Tu, porém, fala o que
convém à sã doutrina”
Tito 2:1

Você pode estar se perguntando o que o versículo acima tem a
ver com higiene, e é compreensível se você estiver. O versículo não diz nada
sobre higiene, pelo menos não como está em nossas traduções para o português.

Antes de entrar no ensinamento bíblico sobre a boa higiene
espiritual, parece prudente definir higiene. Webster define higiene como “uma
ciência do estabelecimento e manutenção da saúde; condições ou práticas (como
de limpeza) conducentes à saúde”. Portanto, quando consideramos uma boa higiene
espiritual, estamos discutindo a ciência do estabelecimento e manutenção de
condições e práticas que conduzem à saúde espiritual.

É aqui que o versículo acima e muitos outros no Novo
Testamento entram em ação. É verdade que a palavra higiene nunca ocorre na Bíblia,
mas o princípio é inerente a essas passagens. A palavra traduzida como “sã” em
Tito 2:1 é a palavra grega hugaino, e
é a progenitora de nossa palavra portuguesa higiene. Significa “ter boa saúde,
isto é, estar bem; figurativamente para ser incorrupto, verdadeiro na doutrina;
“ser saudável ou são na fé, doutrina, etc.”. Este significado é visto
claramente em algumas das outras passagens do Novo Testamento em que nosso
termo aparece.

Em Lucas 15:27, um dos servos do pai do pródigo disse ao
irmão mais velho que seu pai matou o bezerro cevado porque seu irmão havia
chegado e seu pai o recebeu “são e
salvo”.
A frase “são e salvo” é
da nossa palavra, hugaino. Em Lucas 5:31, lemos a resposta de Jesus aos
escribas e fariseus quando Lhe perguntaram por que Ele comia e bebia com
cobradores de impostos e pecadores. Ele respondeu que quem está são, hugaino, não precisa de médico. 

E
novamente em 3 João 2, João expressou seu desejo de que Gaio prosperasse em
todas as coisas e tivesse “saúde”, pois sua alma também prosperava. Esses
versículos descrevem a saúde física e fornecem o significado metafórico para a
ideia de saúde espiritual no termo em consideração.

É interessante que o Espírito Santo tenha escolhido um termo
que descreva boa saúde física para descrever o ensino que se espera de Seu
povo. Olhando para trás em Tito 2:1 e seguintes, se pegarmos o contexto no
primeiro capítulo, veremos que Tito foi deixado em Creta para estabelecer
presbíteros qualificados com o propósito de assegurar a higiene espiritual da
igreja. Tito 1:9-16 descreve a fraca saúde espiritual de alguns porque não se
apegaram à verdade da palavra de Deus. 

O resultado foi que eles eram “abomináveis, desobedientes e reprovados
para toda boa obra”.
(v. 16). Os anciãos deveriam usar a sã doutrina (hugaino) para repreender seus ensinos e
práticas doentias (vv. 9-13). O objetivo desta obra era “…para que sejam sãos (hugaino) na fé…” (vs. 13). Essa também foi a
razão pela qual Tito deveria falar as coisas que conduzem à sã (hugaino) doutrina (Tito 2:1).

A incumbência de Paulo a Timóteo em 2 Timóteo 4:1-4 de
pregar a palavra em todas as circunstâncias foi motivada pela realidade de que
chegaria um tempo em que os irmãos “não
suportariam a sã doutrina (hugaino), mas segundo os seus próprios desejos,
porque têm coceira nos ouvidos, eles amontoarão para si mestres; e desviarão os
ouvidos da verdade e se voltarão para as fábulas”.
 

Da mesma forma que
nossos corpos dependem de alimentos saudáveis para funcionar adequadamente,
nossas almas devem ter o alimento certo para prosperar. Que todos nós falemos e
ouçamos as coisas que são apropriadas para um ensino sadio e saudável, para que
possamos crescer e prosperar em nossa vida espiritual.

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