A Única Coisa Certa na Vida…

Autor(a):

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas” 2 Coríntios 4:17-18

Aquele velho ditado, “A única coisa certa na vida é a incerteza” é uma verdade universal sobre a vida sob o sol. Todos nós conhecemos a dor de perder as coisas que são importantes para nós. Nunca essa dor é mais aguda do que quando perdemos as pessoas que mais amamos.

Algumas pessoas sofrem perdas com muito mais frequência do que outras. Essa verdade pode, e muitas vezes tem, um forte impacto em nossa fé. Devemos manter nosso foco no eterno se quisermos suportar as perdas tão comuns na vida na Terra.

Quando o escritor de Hebreus concluiu seu encorajamento à firmeza, ele voltou a atenção de seus leitores para “… um reino que não pode ser abalado” (Hebreus 12:28). A natureza inabalável deste reino fornece a motivação de que precisamos para prosseguir apesar das dificuldades desta vida. Se não soubermos que nosso alicerce permanecerá, vacilaremos ao construir nossa vida sobre ele.

O escritor passou quase dez capítulos inteiros lembrando a esses cristãos judeus a supremacia de Jesus sobre tudo no judaísmo. Este lembrete é fundamental para a nossa continuação no serviço fiel a Deus. As verdades sobre a morte, ressurreição, sangue expiatório de Jesus, serviço do Sumo Sacerdote em nosso nome, etc..

Embora não possamos olhar para todas as muitas passagens que exigem que fixemos nossos olhos no eterno, consideramos apenas uma amostra. Em Hebreus 1:10-12, o escritor cita o Salmo 102:25-27 sobre a natureza fugaz deste universo físico, dizendo que essas coisas eram como uma roupa que estava gasta, e Ele as enrolava como um pergaminho. Quanto à humanidade, “Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada” (1 Pedro 1:24-25).

Percebendo então que “…você não sabe o que vai acontecer amanhã. Para que serve sua vida? É como um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois se desvanece” (Tiago 4:14), devemos “ajuntar para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não arrombam nem roubam. . Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:20-21). Muitas vezes tentamos construir nossas esperanças nas coisas terrenas, mas a implicação é clara de que tudo isso desaparecerá.

O escritor de Hebreus entrelaçou advertências, garantias e diretrizes quando disse Deus, “a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra-Ainda uma vez-significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor” (Hebreus 12:26-28).

Se você quer algo certo, descanse suas esperanças no Senhor que é “… o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). Sua fidelidade fornece esperança eterna que é “… uma âncora da alma, segura e firme…” (Hebreus 6:19). Você está recebendo o reino inabalável hoje? Se não, por que não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *